Desafio de Inovação 2021

Aplicativo que mede densidade óssea vence o Desafio de Inovação de Jataí 2021

Em 14/06/21 15:56. Atualizada em 14/06/21 16:02.

Conheça os projetos finalistas da segunda edição do evento!

Um aplicativo para celular que mede a densidade óssea através de radiografia convencional e ajuda a prevenir problemas de saúde como a osteoporose. Uma sonda espacial que chega a 30 quilômetros de altitude e coleta dados da atmosfera para serem usados em pesquisas científicas. E um manequim de cachorro que simula atividades vitais dos cães, com movimentos respiratórios e sons cardíacos.

Esses foram os três projetos finalistas da edição 2021 do Desafio de Inovação de Jataí, que terminou no fim do mês de maio, em uma live transmitida pelo site do evento.

O Desafio de Inovação de Jataí é uma parceria entre a Universidade Federal de Jataí, (UFJ), Instituto Federal de Goiás – Campus Jataí, Universidade Estadual de Goiás, Centro Universitário UNA, Associação de Jovens Empreendedores e Empresários (AJE), Associação Comercial e Industrial, Prefeitura e Câmara Municipal de Jataí e, tem como objetivo, estimular a inovação tecnológica e o desenvolvimento da comunidade jataiense.

O densitômetro portátil, que avalia a qualidade óssea, foi desenvolvido pelas universitárias Adriana Castro de Jesus e Mariana Ferreira da Silva, alunas do curso de medicina veterinária, e ganhou o 1º lugar do Desafio.

O 2º lugar foi para a equipe composta por Maurício Bolzam, Alessandro Martins, Karla Suélita de Paula, David Silva e Phablo Souza, que elaboraram a sonda Sothis com a proposta de lançar a primeira missão estratosférica do Centro-Oeste brasileiro.

O SimulaCão, projeto que levou o 3º lugar,  está sendo construído há um ano pela equipe formada pelos alunos Wedson de Lima, Thaís Bissi e Matheus Soares, estudantes de Ciências da Computação e Medicina Veterinária. O trabalho está em fase de ajustes com centenas de novas configurações para aumentar os movimentos, simulando condições de animais saudáveis e doentes.

A competição destacou ainda a criação de um pedal para acionamento de água em bebedouros de escolas e áreas públicas (4º lugar) e de um software que integra e informatiza a prestação de serviços de saúde, como prontuário eletrônico para os médicos (5º lugar).

Pedal para acionamento de bebedouros: https://youtu.be/QwpaZH3Laj0

Software Gens: https://youtu.be/21yQsoFd48A