
SiSU 2021: Estudante autista conquista 1º lugar em Medicina na UFJ
Rúbia Carolina Nobre Morais fez 920 pontos na redação do Enem e conquistou a aprovação
A estudante Rúbia Carolina Nobre Morais, de Buritama-SP, fez 920 pontos na redação do Enem 2020 e conquistou o primeiro lugar no curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí, na modalidade L9 do sistema de cotas do SiSU 2021.
Carol tem 30 anos e é diagnosticada com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), conhecido popularmente como autismo. Aos 20 anos, se formou Odontologia mas largou a profissão, pois sofre de hipersensibilidade sensorial e não suportava os ruídos do consultório quando estava em atendimento.
A jovem decidiu dedicar-se aos estudos e foi aprovada em faculdades particulares, mas não conseguiu cursar devido às mensalidades. Começou então a vender crochê para custear um cursinho preparatório. O resultado do esforço lhe garantiu a aprovação no tão sonhado curso de Medicina em uma universidade federal.
A conquista foi compartilhada através de suas redes sociais e tem ganhado notoriedade na mídia. Carol ainda dedicou a vitória aos pais, dona Iraci Morais, agente comunitária de saúde e seu João Roberto de Morais, que trabalha como cerqueiro. Segundo ela, seus pais sempre a apoiaram e aprenderam a lidar com o autismo, o que foi primordial para ela chegar onde sonhou.
A aprovação da Carol representa mais um passo rumo à um Ensino Superior mais inclusivo. Atualmente, 11 alunos com necessidades especiais são assistidos pelo NAI - Núcleo de Acessibilidade da UFJ.
Rúbia Carolina Nobre Morais, a Carol
Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM/UFJ
Categorias: notícias