Reitor da UFJ busca recursos em Brasília junto ao MEC e Parlamentares

Em 26/02/21 11:40. Atualizada em 03/11/22 09:47.

A visita viabilizou a inserção de emenda no valor de 200 milhões na PLoa 2021 que beneficia diretamente a UFJ

Durante essa semana, o reitor da Universidade Federal de Jataí, professor Américo Nunes da Silveira Neto, está em Brasília, buscando recursos para a implantação da UFJ.

O reitor articulou, junto ao Senador Vanderlan Cardoso (PSD/GO), coordenador do grupo para as supernovas, uma reunião com a participação do também Senador Wellington Fagundes (PL/MT) e os reitores e reitoras das universidades criadas em 2018 e 2019 (UFJ, UFCAT, UFR, UFDPar, UFAPE e UFNT), em que foi formalizada a inserção de uma emenda de 200 milhões de reais (de autoria do Senador Wellington) no Orçamento na União, aprovada pela Comissão de Educação do Senado Federal, destinada exclusivamente para as seis supernovas universidades (UFCAT, UFJ, UFR, UFDPar, UFAPE e UFNT).

A emenda - que é fruto de um árduo e longo trabalho durante o ano de 2020 - será encaminhada, agora, para a Comissão de Educação da Câmara Federal, na qual o relator é o Dep. Federal Lucas Vergílio (Solidariedade/GO). Os reitores de Jataí e Catalão estiveram com o relator, que se manifestou favorável.

As novas instituições - criadas por desmembramento de outras universidades - têm, ainda, o mesmo orçamento de antes da emancipação, o que tem gerado enormes dificuldades no processo de implantação. A destinação de recurso adicionais possibilitará o desenvolvimento de novas atividades, a construção de novas estruturas e a aquisição de materiais e equipamentos para que seja efetivada a emancipação da UFJ e das outras universidades.

A UFJ agradece o empenho dos Senadores Vanderlan Cardoso, Wellington Fagundes e do Deputado Lucas Vergílio e conta com o apoio deles e de nossos representantes no Congresso Nacional para aprovação da emenda.

Reitor da UFJ busca recursos em Brasília junto ao MEC e Parlamentares

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM/UFJ