
UFJ prepara-se para ser cadastrada na Plataforma SisGen
Com a ação, a universidade atende às exigências do Novo Marco Legal da Biodiversidade
A UFJ está se preparando para ser cadastrada na plataforma SisGen (Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado).
A plataforma é um sistema eletrônico de Gestão criado pelo Decreto nº 8.772/2016, que regulamenta a Lei nº 13.123/2015, como um instrumento para auxiliar o Conselho de Gestão do Patrimônio Genético – CGen – na gestão do patrimônio genético e do conhecimento tradicional associado, mantido e operacionalizado pela Secretaria-Executiva do CGen.
Sua interface possibilita ao usuário:
- Cadastrar acesso ao patrimônio genético ou ao conhecimento tradicional associado;
- Enviar amostra que contenha patrimônio genético para prestação de serviços no exterior e remessa de amostra de patrimônio genético;
- Notificar produto acabado ou material reprodutivo;
- Solicitar autorização de acesso ao patrimônio genético ou ao conhecimento tradicional associado e de remessa ao exterior;
- Credenciamento de instituições mantenedoras das coleções ex situ que contenham amostras de patrimônio genético e atestados de regularidade de acesso;
- Obter comprovantes de cadastros, de remessa e de notificações e certidões do procedimento administrativo de verificação.
PRPI disponibiliza chaves para treinamento especializado a coordenadores de pesquisa
Para que a UFJ esteja adequada às normas do Novo Marco Legal da Biodiversidade, a PRPI/UFJ está promovendo, com apoio da Reitoria, um treinamento especializado para os Coordenadores de Pesquisa das Unidades Acadêmicas e Unidades Acadêmicas Especiais.
As chaves para acesso ao curso, realizado pela Plataforma On-line de Educação à Distância, foram disponibilizadas aos Coordenadores no dia 28/01/2021 e, após o treinamento, os mesmos poderão repassar para os docentes da sua Unidade todas as informações necessárias para realização do cadastro e utilização correta da plataforma no âmbito da UFJ.
O curso tem um custo de cerca de R$ 10.000,00 e permitirá que os pesquisadores da UFJ e seus projetos sejam cadastrados no SisGen.
Fuente: Assessoria de Comunicação - ASCOM/UFJ
Categorías: notícias