Consuni minuta do Estatuto UFJ

Estatuto da UFJ tem sido discutido pelo CONSUNI

Em 18/11/20 14:51. Atualizada em 19/11/20 16:32.

Reuniões acontecem às terças e quintas-feiras, a partir das 14 horas, com transmissão no Youtube UFJ

Depois da emancipação da UFJ e nomeação do professor Américo Nunes da Silveira Neto ao cargo de reitor, em dezembro de 2019, começaram as discussões sobre a elaboração do seu Estatuto, que é o conjunto de regras de organização e funcionamento de uma coletividade, instituição, órgão ou empresa pública.

Após essas discussões, em reunião do Conselho Universitário (Consuni/UFJ), em 11 de março de 2020, além da composição do grupo de trabalho que seria responsável pela construção do documento, ficou aprovado pelos conselheiros a apresentação da minuta do Estatuto para apreciação e aprovação do Consuni.

As reuniões para discussão e construção do Estatuto foram presididas pela Vice-Reitora da UFJ, professora Giulena Rosa Leite, a partir do dia 10 de agosto, sendo finalizados em 14 de outubro, quando a minuta foi disponibilizada para conhecimento de toda comunidade acadêmica, com prazo para envio de sugestões.

Nesse ínterim, houve a eleição de representantes discentes, docentes e técnico-administrativos para o Conselho Universitário. Por esse motivo, a Reitoria entendeu que deveria aguardar a posse dos conselheiros eleitos, que aconteceu na reunião do dia 04 de novembro, ocasião em que foi apresentada a minuta do Estatuto e aprovado o cronograma de discussões (Acesse a composição atual do Consuni AQUI).

As reuniões para apreciação da minuta do Estatuto pelos Consuni acontecem às terças e quintas-feiras, a partir das 14 horas, e são transmitidas no canal oficial da UFJ no Youtube.

A elaboração do estatuto de uma instituição implica em diferentes estágios de apreciação, pois, sendo um documento tecido a várias mãos, tem diversos entendimentos. E, a construção da minuta pelo grupo de trabalho, sua disponibilização para conhecimento da comunidade acadêmica – e da sociedade também – e a apreciação pelo Consuni configuram um processo democrático e participativo, para que o documento final cumpra com sua finalidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação UFJ

Categorias: notícias