Audiência TV Alego

Reitor da UFJ participa de audiência pública da Assembleia Legislativa de Goiás

Em 25/09/20 11:58. Atualizada em 03/11/22 09:53.

A audiência remota teve a participação de todos os reitores das IFES de Goiás e presidentes da ADUFG e Sint-Ifesgo

Na manhã de hoje, 25 de setembro, o reitor da Universidade Federal de Jataí, prof. Américo Nunes da Silveira Neto, participou de Audiência Pública sobre a proposta de Lei Orçamentária Anual (2021) e a Reforma Administrativa, realizada pela Assembleia Legislativa de Goiás - Alego.

Em suas considerações, inicialmente, prof. Américo falou sobre a importância da UFJ para a região do Sudoeste Goiano, que, num raio de 100 Km, tem 650 mil habitantes, trazendo, ainda, dados sobre a comunidade acadêmica, que tem 4.200 discentes matriculados, sendo que 1.903 estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica (com renda per capita inferior a 1,5 s.m.), 380 docentes e 360 técnico-administrativos, dos quais 220 são terceirizados.

Depois disso, mostrou as consequências negativas do corte orçamentário, principalmente para a assistência estudantil e para a terceirização das atividades administrativas, pois, historicamente, Jataí sempre recebeu mais vagas para docentes do que para técnicos e que agora, nesse processo de emancipação, essa discrepância no número de TAES tem exigido dos terceirizados o suporte na gestão administrativa e acadêmica.

Não obstante, além do corte orçamentário de 18% na PLOA, o reitor reiterou que também foram retirados da proposta os cargos de direção (CDs) e as funções gratificadas (FGs), previstas na Lei de criação da UFJ, e que inviabilizam ainda mais a efetivação da autonomia financeira e administrativa da instituição, pois, o acesso aos sistemas governamentais, como o SIORG, e consequente reconhecimento pelo Ministério da Economia, perpassa pela liberação dessas Cds e FGS e cadastro dos usuários.

Por fim, mas não menos importante, prof. Américo Nunes conclamou os deputados estaduais a atuarem junto aos seus representantes na bancada federal por Goiás, pois, a educação é o instrumento de mudança da sociedade e, se tais cortes se efetivarem, principalmente para uma universidade recém-criada, nossas atividades ficarão prejudicadas e serão até mesmo inviáveis.

A opinião dos reitores na audiência trouxe manifestações de apoio do público. A grade maioria dos participantes manifestavam sobre a importância da educação e como ela tem sido atacada. João Pires, que já foi presidente do Sint-Ifesgo e que tem uma história de luta pela educação e pelos servidores, parabenizou o Prof. Américo, comentando que foi "excelente sua argumentação articulando a importância de investimentos federais para fortalecer a educação superior no estado de Goiás".

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM/UFJ

Categorias: Notícias