I Desafio de Inovação da UFJ

Projeto de Ventilador Pulmonar conquista 1º lugar no I Desafio de Inovação UFJ

Em 18/08/20 17:08. Atualizada em 19/08/20 10:27.

Projeto foi apresentado pelo curso de Física da Universidade

Foi realizada na última segunda-feira, 17 de agosto, a final do I Desafio de Inovação UFJ - Universidade e sociedade: a contribuição social da UFJ, evento realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação em parceria com a BeeTech - Centro de Empreendedorismo e Incubadora e com o Parque Científico e Tecnológico JataíTech.

O evento nasceu com a proposta de estimular a comunidade acadêmica da UFJ - discentes e servidores (docentes, técnico-administrativos e terceirizados) - no desenvolvimento de ideias, planos, produtos, serviços, entre outros, destinados à resolução de problemas nas áreas de Covid-19 e soluções em educação.

A final, assim como todas as outras etapas do desafio, aconteceu totalmente on-line, respeitando as recomendações da OMS quanto ao isolamento social durante a pandemia. Para assistir a transmissão do evento, clique aqui.

Para a premiação, foram analisados os seguintes critérios de avaliação: criatividade e grau de inovação da solução; aplicabilidade do sistema para solucionar os problemas atinentes ao tema; viabilidade de execução real da solução desenvolvida; qualidade e avanço no desenvolvimento do protótipo conceitual; e apresentação oral – Pitch.

Sendo assim, foram premiados pela comissão do I Desafio de Inovação UFJ:

1° Lugar: Projeto Ventilador Pulmonar
Maurício José Alves Bolzam – Docente do curso de Física
Thiago Oliveira Lima - Técnico de Laboratório do Curso de Física
Phablo de Araújo Souza – Estudante de Física
David Michael da Silva – Estudante de Física

2° Lugar: Projeto Atlas de Histologia
Igor Gabriel Silva Oliveira - Estudante de Medicina
Marcela Costa de Almeida Silva - Estudante de Medicina
Ana Clara Santos Mundim - Estudante de Medicina
Julia de Miranda Moraes – Docente do curso de Medicina
Leandra de Jesus Sonego - Estudante de Medicina
Luciana Ruivo Dantas - Estudante de Medicina

3° Lugar: Projeto Projeto Super-Herói
Ana Maria Machado Soares - Estudante de Psicologia
André Gustavo Lopes Vitor - Estudante de Psicologia
Daniela Ferraz Silva - Estudante de Psicologia
Isadora Barroso Santos - Estudante de Psicologia
Iwry Alves Salgado - Estudante de Psicologia
Marcelo Borges Henriques -. Docente do curso de Psicologia

Ao todo, o I Desafio de Inovação UFJ contou com a participação de 21 equipes, envolvendo pessoas de 14 dos 25 cursos ofertados na Universidade. O engajamento da comissão organizadora e dos participantes comprovam o sucesso do evento e a capacidade de produção e inovação tecnológica da UFJ.

Segundo o reitor da UFJ, prof. Américo Nunes da Silveira Neto, "ainda há muito o que se conhecer sobre a capacidade tecnológica da nossa instituição. E esse desafio - que permite o compartilhamento de experiências e boas práticas de inovação - é fundamental para a consolidação da rede tecnológica que vislumbramos", reiterando a responsabilidade que as instituições de ensino superior têm para o incentivo à inovação.

O I Desafio de Inovação mostra que são iniciativas como essa que contribuem para conectar pessoas e instituições, criando pontes que integram nossas economias, comunidade acadêmica e sociedade.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ASCOM/UFJ