Posse

Secretaria de Ensino Superior do MEC cria grupo de trabalho para finalizar processo de independência das universidades federais supernovas

Em 07/08/20 15:22. Atualizada em 03/11/22 09:53.

Grupo será coordenado pelo senador goiano Vanderlan Cardoso (PSD)

Foi realizada ontem, 06 de agosto, reunião virtual com o Secretário de Ensino Superior do MEC, Wagner Vilas Boas, e senadores que representam as universidades federais supernovas em seus estados, para discutirem sobre os trabalhos de finalização do processo de independências de cada uma delas.

Vanderlan Cardoso (PSD), senador escolhido para coordenar os trabalhos, disse que "o objetivo principal do grupo é reunir esforços e traçar estratégias para efetivar, de forma definitiva, a autonomia das instituições que ainda possuem vínculos com outras universidades. Atualmente, a implantação dessas novas universidades esbarra na burocracia para a liberação dos cargos necessários para o seu funcionamento".

Na reunião, que contou com a presença de coordenadores das áreas orçamentária e jurídica do MEC, foi explicado que, desde que foram criadas, essas universidades têm funcionado apenas com o cargo de reitor e, para que funcionem plenamente, é imprescindível propiciar-lhes a autonomia administrava-financeira, com a implantação dos novos cargos.

Para o reitor da Universidade Federal de Jataí, Américo Silveira Neto, a reunião de hoje representa mais um grande passo para alcançar o objetivo de desmembramento total da instituição. "Já demos um grande salto, com a criação em 2018 e depois com a nomeação do reitor Pro Tempore em 2019. Agora, nossa expectativa é dar mais um passo para finalizar o desmembramento da Universidade. Estou animado e muito grato ao senador Vanderlan Cardoso por seu desempenho e comprometimento conosco, com a UFJ, com o ensino superior de Goiás e do Brasil”.

Fonte: Assessoria de Comunicação UFJ / Jornal Opção