ICPCovid_site

ICPCovid apresenta os seus primeiros resultados no Brasil

Em 23/04/20 14:09.

Pesquisa estuda o comportamento e as condições de vida da população durante os períodos de distanciamento social devido a Covid-19

 

Um consórcio internacional formado por 20 países dará início à segunda fase da pesquisa que estuda o comportamento e as condições de vida da população durante os períodos de distanciamento social para conter a rápida disseminação do novo coronavírus.

 

A pesquisa é coordenada no Brasil pela Dra. Edlaine Faria de Moura Villela, Professora da Universidade Federal de Jataí/Goiás e conta com uma rede de colaboradores.

 

A segunda fase do estudo terá início quinta-feira, dia 23 de abril, e terá duração de apenas três dias. O questionário é simples e rápido, e apresentará novas questões muito importantes. Todos podem participar, independente de terem participado ou não da primeira fase. Para preencher o questionário, bem como ter acesso ao protocolo de pesquisa, basta acessar o link: www.icpcovid.com/pt-br/country/brasil

 

Conheça alguns resultados preliminares

Na primeira fase da pesquisa, efetuada no início do mês de abril, atingimos mais de 20.000 questionários respondidos online, os quais ofereceram informações muito interessantes sobre o impacto do distanciamento social no cotidiano do brasileiro. 

 

Tivemos a participação de pessoas de todos os estados, especialmente quatro deles, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, sendo que, 54% dos participantes moram em áreas centrais das cidades, mas contamos também com a participação de residentes em áreas ruraiss dados mostraram que o isolamento tem sido respeitado pela maioria dos participantes do inquérito, pois mais de 60% passaram a trabalhar em casa, o que pode ter contribuído para achatar o pico da curva da pandemia em algumas áreas do Brasil. No entanto, 42% dos participantes tiveram contato físico com pessoas fora da sua casa, na semana anterior ao inquérito. 

 

Outro dado interessante, foi que a maioria das pessoas não está preocupada com a sua própria saúde, mas demonstram grande preocupação com a saúde de seus familiares e amigos.

 

Continue apoiando-nos nessa pesquisa.