UFJ na luta contra o coronavíru

Campanha "UFJ em ação na luta contra o Coronavírus"

Em 03/04/20 11:28. Atualizada em 03/04/20 16:14.

Campanha atua em quatro frentes de serviço em apoio às medidas de prevenção e controle ao surto do Covid-19

A Universidade Federal de Jataí, por meio da campanha "UFJ em ação na luta contra o Coronavírus", está atuando em quatro frentes de serviço em apoio às medidas de prevenção e controle da pandemia do Covid-19:

1. Na arrecadação, organização e distribuição de alimentos e produtos de higiene e EPIs;
2. Na organização e parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para atividades de combate ao Covid-19, como campanha de vacinação e teleatendimento para dúvidas sobre a doença;
3. Na produção de solução antisséptica a partir de álcool a 70%;
4. Na produção de EPIs (máscaras de proteção para profissionais de saúde, criadas em impressora 3D).

A principal delas no momento,  é o apoio de servidores, docentes e discentes dos cursos da área de saúde na campanha nacional de vacinação de prevenção ao H1N1.

Nesse momento, precisamos dar todo suporte necessário, principalmente no que concerne aos equipamentos de proteção individual. Por isso, outra frente de trabalho está sendo a arrecadação de doações de alimentos, produtos de higiene e EPIs, visto que esses equipamentos já estão escassos.

O local de doação é a Sala 5, no Câmpus Riachuelo, onde a equipe do PET-Saúde Interprofissionalidade tem se revezado para recebimento e distribuição das doações.

Até o momento, foram arrecadadas 143 cestas de alimentos, além de produtos de higiene, de limpeza e EPIs.

As doações estão sendo feitas pela comunidade acadêmica e membros da sociedade jataiense que se sensibilizaram com a campanha. O material arrecadado tem atendido tanto a comunidade interna (discentes e terceirizados), quanto famílias em situações de vulnerabilidade em Jataí.

Há, ainda, outras ações sendo realizadas, como a criação de material informativo sobre o novo coronavírus, por diversos cursos da UFJ, e a confecção de máscaras para comunidade - que não é de uso dos profissionais de saúde - em uma iniciativa de um aluno do curso de Ciências Biológicas e uma aluna do curso de Enfermagem.

Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM)