
UFJ faz esclarecimentos sobre pagamento de bolsas estudantis
O atraso no pagamento das bolsas moradia, em janeiro, vem gerando inúmeros questionamentos nos meios de comunicação da UFJ. Para dirimir as dúvidas da comunidade acadêmica beneficiada com essa modalidade de assistência e por primar pela transparência em todos os atos necessários ao pleno funcionamento da instituição, a Reitoria da UFJ, por meio da Pró-Reitoria de Administração e Finanças, esclarece que todas as bolsas assistenciais e acadêmicas referentes ao exercício 2019 foram liquidadas e pagas antes do dia 31 de dezembro (salvo raras exceções cujos problemas na compensação de ordens bancárias não eram de competência da UFJ).
Considerando que as bolsas permanência e alimentação, normalmente, são pagas após o mês de referência (as bolsas referentes ao mês de janeiro serão pagas em fevereiro, por exemplo), e que somente a bolsa moradia é paga no início do mês de referência, apenas essa última modalidade está com atraso no pagamento.
Ressalta-se que o atraso no pagamento da bolsa moradia deve-se ao fato que o Governo Federal não liberou limite orçamentário suficiente para quitação no mês de janeiro, mas, provavelmente, em fevereiro o problema será resolvido.
Além disso, em razão do desmembramento e criação da UFJ, há muitas mudanças na área financeira que dependem, além da própria UFJ, também do MEC e da UFG, e que impedem o início da execução orçamentária de 2020.
Nesse sentido, reitera-se que a equipe gestora da UFJ e a equipe da PROAD têm trabalhado junto ao MEC (e órgãos associados) e à UFG para acelerar esses ajustes, de forma que até o início de fevereiro todos esses pormenores já estejam solucionados e que a liberação de limite orçamentário pelo Governo Federal seja efetivada, de forma que seja efetuado o pagamento da bolsa moradia em atraso e que novos episódios de atraso em relação às bolsas assistenciais sejam evitados.