Transito de Mercurio

Projeto "Redescobrindo a Astronomia" realiza observação pública da passagem de Mercúrio entre o Sol e a Terra

Em 11/11/19 16:45.

Aconteceu na última segunda-feira, 11 de Novembro, a passagem do planeta Mercúrio entre o Sol e a Terra e o projeto de extensão “Redescobrindo a Astronomia” promoveu uma observação pública do evento com telescópios e equipamentos especiais para observação solar.

 

O fenômeno acontece cerca de 13 vezes a cada século, sempre nos meses de maio ou novembro. Quando se observa pelo telescópio, Mercúrio é visto como um pequeno ponto movendo-se pelo disco solar lentamente.

 

Numa posição privilegiada, a partir de Jataí, pôde-se observar todo o trânsito desde a entrada - 09:35h até a saída - 15:03h.

 

A equipe do projeto e instrumentos estiveram no espaço público em frente ao Colégio Estadual Washington de Barros no Setor Jacutinga durante todo o fenômeno e, além da, observação em telescópios, uma atividade em parceria com o Instituto Federal do Maranhão foi realizada onde os visitantes mais entusiasmados puderam calcular a distância da Terra ao Sol comparando imagens obtidas ao mesmo tempo vista de dois pontos diferentes no globo: Jataí - Go e Imperatriz - Ma. 

 

Transito de Mercurio