FLIG Feira Literaria de Goias

Feira Literária de Goiás - FLIG

: Centro Cultural Martim Cererê

: 01 a 03 de Outubro 2024

Os amantes da literatura têm um compromisso marcado para outubro deste ano. A capital goiana será o cenário da Feira Literária de Goiás (FLIG), que acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de outubro no Centro Cultural Martim Cererê. O evento que, nesta primeira edição faz homenagem à escritora goiana Cora Coralina, tem como tema "Entre cacos, doces e palavras: universo literário goiano" e irá reunir escritores, editoras, leitores e entusiastas da literatura em um ambiente repleto de atividades culturais e educacionais.

A FLIG foi concebida para atender à crescente demanda por um espaço coletivo que promova o contato com a escrita literária, especialmente dentro da diversidade cultural do Estado de Goiás. O objetivo da feira é proporcionar aos participantes, tanto da comunidade externa quanto interna das instituições de ensino goianas, um ambiente propício para a promoção da prática de leitura, incentivando o acesso a diferentes gêneros e estilos.

A programação da FLIG 2024 é variada e destinada a todos os públicos. Entre os destaques, estão os workshops, palestras, debates, oficinas criativas, mesas-redondas, além das apresentações culturais que reunirão artistas da música, teatro e dança, integrando diferentes expressões artísticas ao universo literário. A feira reserva um espaço especial para o público infantil, com contação de histórias e estandes de literatura para crianças, buscando incentivar o hábito da leitura desde cedo. O evento também contará com um seminário onde serão aceitas submissões de resumos simples, com a modalidade de apresentação de pôsteres, nas temáticas voltadas ao cenário literário. Qualquer pessoa poderá submeter trabalhos e as inscrições para o seminário serão abertas ainda este mês, juntamente com a divulgação do edital com todas as informações.

A entrada para a FLIG é gratuita, mas será disponibilizado em breve um link para inscrição nas atividades, que terão número de vagas limitado. O evento tem proposta anual, sendo que a primeira edição está sendo predominantemente organizada pelo Instituto Federal Goiano, visando uma proposta de rodízio entre as demais instituições parceiras para os próximos anos, entre elas: a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Instituto Federal de Goiás (IFG), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Universidade Federal de Catalão (UFCat), a Universidade Federal de Jataí (UFJ) e a Universidade de Rio Verde (UniRV). A Secretaria de Cultura de Goiás, a Secretaria de Educação de Goiás e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec-MEC) também apoiam essa iniciativa.

Inscrições gerais em breve, pela página do evento.