I Curso Nacional de Formação Feminista

I Curso Nacional de Formação Feminista

Evento

: Canal Uesb Eventos Virtuais

: 30 de Novembro 2021 às 19:00 a 03 de Dezembro 2021 às 19:00

O I Curso Nacional de Formação Feminista ocorrerá de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2021. Considerada a formação social brasileira, fundada em desigualdades produzidas a partir da acumulação primitiva do capital, da colonização, do sistema escravista e do regime cis-heteropatriarcal que, historicamente, coloca as mulheres pobres e racializadas na base do processo de exploração da força de trabalho e em situação de vulnerabilidade socioeconômica, torna-se imprescindível historicizar e desnaturalizar o regime de opressão, dominação e exploração imposto às mulheres.

 

Nesta perspectiva, o Curso tem por finalidade discutir temas que possibilitem a compreensão da consubstancialidade e coextensividade entre patriarcado, racismo e capitalismo no Brasil, colocando em foco a Ideologia, a Divisão Sexual e Social do Trabalho, o Estado, o Direito e as relações étnico-raciais.

 

O I Curso Nacional de Formação Feminista é resultado da parceria entre o Laboratório de Estudos Marxistas (LEMarx-UESB), o Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM) e professoras da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Jataí (UFJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF). Esta ação visa contribuir no sentido de superar as múltiplas determinações que têm historicamente impactado a reprodução da vida das mulheres e avançar na construção da liberdade e igualdade substantivas.

 

O Curso será transmitido pelo canal “Uesb Eventos Virtuais”, sempre às 19h. Não é necessário fazer inscrição. Os certificados serão emitidos a partir da lista de presença.

 

Confira a programação dos módulos do curso e os links de acesso: 

 

I Curso Nacional de Formação Feminista