Secretaria de Planejamento

   

A Secretária de Planejamento (Secplan) é um órgão vinculado à Reitoria, cujo objetivo é fomentar o planejamento institucional da Universidade Federal de Jataí. Sua característica é integrar as ações da instituição mediante a necessidade de acompanhamento, avaliação e monitoramento das ações no âmbito da UFJ.


    A estrutura da Secplan sustenta-se em três pilares:


         1) produção de indicadores;
         2) políticas educacionais; e
         3) mapeamento de fluxos e processos.

 

    Desse modo, a Secretaria está compromissada com a comunidade interna e externa, exercendo, assim, sua relevante função de planejamento para subsidiar a tomada de decisão da alta administração e das instâncias internas de apoio à governança, políticas institucionais, atividades de gestão, entre outras. 

 

Estrutura de governança e gestão da UFJ

Secplan 2

 

    Nessa linha de ideias, a Secplan possui a missão de planejar e coordenar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional, primando pela eficácia, eficiência e efetividade na gestão da Universidade Federal de Jataí.


    Outrossim, há de se estabelecer as premissas fundamentais que norteiam as atividades da Secplan:


    • Fortalecer o processo de comunicação e entendimento entre os diversos organismos que atuam na universidade;
    • colaborar na gestão dos contratos e convênios, a fim de torná-los mais eficientes, reduzindo os custos para a instituição;
    • otimizar a previsão, captação e aplicação dos recursos;
    • mapear processos visando a diminuição de sobreposição de atividades/retrabalho;
   • implementar a rotina de monitoramento, controle e avaliação das metas e objetivos estabelecidos coletivamente na universidade;
    • criar uma coordenação de indicadores, processos e de informações institucionais para subsidiar o desenvolvimento de política pública no âmbito da universidade;
   • incorporar as avaliações institucionais ao planejamento institucional como estratégia de apoio para tomada de decisão e de melhora na prestação do atendimento à comunidade;
    • fomentar ações articuladas entre os diversos setores da UFJ;
    • elaborar relatórios de gestão, em conjunto com as demais áreas, para balizar e orientar a tomada de decisão pela gestão.